MARILENE ROPELATTO

Pós-graduada em História da Arte Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e formada em pintura pela Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná, a artista atua desde 1994 no mercado das artes plásticas. 

Apaixonada pelos volumes e pelo tridimensional, descobriu uma linguagem própria por meio das esculturas que, inicialmente, foram desenvolvidas em alumínio e receberam uma cobertura exclusiva, com pó de quartzo – revestimento que não se via aplicado até então com esta finalidade.

Nesses 27 anos de carreira, Marilene transita pelas esculturas, pinturas, estampas, instalações e técnicas criadas por ela mesma. Suas obras estão em exposição em algumas galerias de país. 

Ao longo da carreira, participou de diversas exposições individuais e coletivas. Destaque para eventos internacionais, em Paris, e na Mostra Internacional de Arte, que ocorreu no principado de Liechtenstein, onde conquistou o terceiro lugar com sua escultura “Corais ”.

Suas obras ganharam contornos que trafegam pela transformação de materiais e técnicas. É possível observar em todas as suas vertentes artísticas, materiais incomuns que carregam uma perspectiva atemporal e artística. 

O confronto entre o industrial e artesanal e a reflexão sobre os novos usos retratam uma atmosfera crítica e trazem o despertar de uma consciência sustentável através da contemplação. 

À medida que se entrega para a criação de esculturas, adapta novos traços e materiais, desta forma, nascem obras em aço carbono, acrílico, malha de metal, fios, tecidos e polímeros. 

Com um acabamento singular tanto em suas telas com técnicas mistas, esculturas, como em suas instalações feitas para feiras e mostras, a arte de Marilene se faz presente em diversos ambientes, mas carrega consigo conceitos que levam à reflexão sobre a trajetória humana.

Obras

Escolha com qual departamento deseja falar:
Rolar para cima